COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR

Exame 100% confiável

Saiba como realizamos nossas análises

Unhas

Unhas

Cabelo

Cabelo

Como é feito o exame toxicológico?

O exame toxicológico pode ser feito a partir de diversas amostras biológicas. Cada uma é ideal para uma situação diferente, possuindo suas próprias condições de coleta, valores de corte, janelas de detecção, prazos e preços. Veja aqui as as formas disponíveis para realizar seu exame em nossas unidades de coleta ou através do kit.

Perguntas mais comuns


Como saber se a pessoa usou drogas?

Para saber de forma precisa se uma pessoa utilizou alguma substância ilícita é necessário realizar o exame toxicológico ou teste de drogas.

Qual a diferença dos exames?

Cada teste é ideal para um tipo de situação. Se é preciso detectar o uso de drogas a longo prazo, o exame toxicológico pelo cabelo é mais recomendado. Em curto prazo, o exame de urina é o ideal, por exemplo.

Qual o maior tempo de detecção do exame?

Com o exame toxicológico pelo cabelo é possível saber se a pessoa usou drogas num período de até 90 dias (3 meses).

Qual o teste mais preciso?

Todos os exames são altamente precisos e 100% confiáveis. A diferença é que alguns exames conseguem detectar menores quantidades de droga do que outros.

Quais drogas são testadas nos exames?


Canabinoides

A maconha é a droga mais consumida no Brasil e no mundo. Canabinoides são compostos químicos que vêm da maconha. O principal deles, o THC, causa alucinações, perda de memória, diminuição na resposta motora e a longo prazo pode causar psicose.

Cocaína

A cocaína é a segunda droga mais consumida no Brasil. Quando combinada com outros compostos e consumida na forma de pedra a cocaína é chamada de crack. Ambos causam ansiedade, agitação, agressividade e alucinações fortes. Tanto a cocaína quanto o crack são altamente viciantes. O crack é considerado a droga que mais mata no Brasil.

Anfetaminas

As anfetaminas são um grande grupo de drogas que causam euforia, agitação, alucinações, problemas cardíacos e psicológicos. As drogas mais comuns deste grupo são o ecstasy e os remédios para emagrecer. O ecstasy normalmente é consumido em festas junto com álcool, levando a fortes intoxicações. O consumo elevado dessas drogas pode levar ao coma.

Benzodiazepínicos

Os benzodiazepínicos são normalmente utilizados como remédios para ansiedade, insônia e outros distúrbios psiquiátricos. No entanto, seu uso excessivo ou sem prescrição médica causa alucinações, distorção da realidade, pânico e irritabilidade. Os benzodiazepínicos causam também dependência química e a longo prazo podem levar à depressão e à paranoia.

Opioides e opiáceos

Os opioides são compostos químicos da planta dormideira. Estes compostos geram sonolência, relaxamento e alucinações. A morfina é um opioide usado como remédio para dor. Nos Estados Unidos e na Europa, uma das drogas mais usadas é a heroína. Ela é um opioide injetável que causa facilmente overdose, causando parada cardíaca e até morte.

Sedativos e outros

Sedativos, ou os famosos remédios para dormir, quando consumidos de forma incorreta, exagerada ou sem prescrição médica, podem levar a uma parada cardiorrespiratória e até ao coma. Além das drogas aqui descritas, o exame também analisa outros 7 grupos de drogas, sendo um dos exames mais completos no mercado!

Como funciona o exame toxicológico?

Para que todos os nossos exames tenham uma alta precisão são usados em nossos testes critérios minuciosos de análises. Estas medidas que irão determinar se a pessoa usou ou não alguma droga de abuso, quais drogas usou, quantas vezes utilizou e até em que período de tempo. Entenda um pouco mais sobre os parâmetros que fundamentam o seu exame.

Exame toxicológico pelo cabelo


Respirar fumaça

O contato externo, em pequena quantidade, como respirar fumaça de maconha que outra pessoa está usando, não altera o resultado do exame, pois são analisados metabólitos que só são produzidos quando a pessoa consome a droga em maior quantidade. Entretanto, quando a pessoa respira constantemente grandes quantidades de fumaça ela pode se contaminar.

Pintar o cabelo interfere no exame?

Não, mesmo que a pessoa tenha tingido o cabelo ou feito algum tratamento como uma escova progressiva, o resultado do exame não é afetado. Os resíduos de droga ficam incorporados dentro da estrutura interna do cabelo e estes tipos de procedimentos mudam apenas a estrutura externa, não conseguindo retirar a droga dos fios.

Quanto tempo detecta?

O exame toxicológico realizado com amostras de cabelo pode detectar  drogas consumidas em até 3 meses antes do teste. Ainda é possível segmentar o cabelo e determinar o uso individual em cada mês ou a cada 15 dias, estabelecendo assim um histórico de uso, que pode ser utilizado no acompanhamento de pacientes.

É fácil ler o resultado do exame?

Sim! É muito simples ler o resultado do exame. Em nosso laudo será apresentado como foi feito o exame (a metodologia), o seu resultado, ou seja, a quantidade de droga encontrada, e a explicação do resultado, indicando se aquele valor representa um uso de drogas ou não.

Uso de remédios

Durante a coleta é perguntado se a pessoa usa remédios regularmente ou usou algum medicamento antes do exame. No momento da análise, com base nessa informação, é possível recalcular a quantidade de droga, excluindo falsos positivos e liberando um exame altamente preciso.